Internaval. Performance, modernidade e força como direcionadores de marca e comunicação.
34o Prêmio Colibri
Finalista Design de Produto
A Internaval, linha de tintas com foco na indústria naval, é reconhecida por sua inovação, alta performance e respeito ao meio ambiente.
A empresa tinha o desafio de aumentar seu market share, em um mercado com forte presença de marcas internacionais, e parte relevante de sua estratégia de expansão passava pelo reposicionamento de sua marca e comunicação.
O nosso diagnóstico do negócio apontava para a necessidade de uma mudança completa e profunda em seu universo visual e verbal de forma a gerar mais lembrança e relevância para a marca.
Marca
O objetivo principal era conectar a Internaval a atributos de modernidade, confiabilidade e robustez, além de incluir elementos visuais que associassem a marca ao seu mercado alvo.
No design da nova identidade a tipografia, aplicada com pesos diferentes, passou a evidenciar a palavra "naval”, de onde se origina o elemento de uma onda, tendo como centro a letra "V", representando a proa de um navio.
O vermelho da marca anterior foi substituído por um tom de azul profundo e marcante. Criando associações em relação ao segmento de mercado e à natureza.
Embalagem
Com as diretrizes da marca estabelecidas, o próximo passo foi desenvolver a linha de embalagens. O mar e a proa do navio, representados pela onda e pela letra "V", foram definidos como o eixo do universo visual, reforçando e dando personalidade às embalagens. O resultado é um design minimalista e ao mesmo tempo proprietário e de forte presença institucional.
Universo Visual
Outro ponto que vale destaque é o direcionamento fotográfico, que passa a trazer elementos de peso do universo naval, como imagens de plataformas de petróleo, navios de carga e cenas em alto mar, elementos marcantes e potentes que posicionam a Internaval como uma marca globalizada e desbravadora.
Da embalagem às diretrizes da marca e comunicação, tudo reforça e corrobora com a estratégia do negócio, valorizando a força, a modernidade, a confiança e conexão da Internaval com o mercado.