Chocolate;)ri.
Vou querer. Resisti.
Insistiu. Balancei.
Provei. Derreti.
Desafio
Em meio a tantas marcas similares de brigadeiros e chocolates artesanais, um desafio: criar uma diferente de todas as outras.
A Chocolate;)ri, como grande parte das pequenas empresas artesanais, possuía verba restrita para produção de embalagens e, em contrapartida, uma grande variedade de produtos.
Bienal de Design
O desafio foi aceito pela Set, e a Chocolate;)ri, além de conquistar o público, conquistou também a crítica: o projeto foi selecionado para a Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG, com menção honrosa do júri, concorrendo com mais de 700 projetos das melhores agências do país.
Solução
O mercado de brigadeiros e chocolates artesanais estava dominado por marcas compostas por elementos clássicos e rebuscados, normalmente em tons de rosa e marrom.
Para ocuparmos um lugar único, optamos então por desenvolver uma identidade visual "artesanal" com uma pitada de humor, de forma a valorizar a principal característica do processo de produção da marca e associa-la à sensação de alegria que o chocolate nos proporciona.
Naming
O bom humor já começou na criação do nome, da mistura da palavra "chocolaterie", fábrica de chocolates em francês, com o verbo "rir" em português, nasceu a Chocolate;)ri. Um nome simpático, único, associado à qualidade da clássica culinária francesa, com direito a smiley e tudo.
Tipografia e ilustrações exclusivas
Na identidade visual foram desenvolvidos desdobramentos específicos para cada ponto de contato, com tipografia e ilustrações exclusivas, tanto para a comunicação quanto para as embalagens, que, pela característica manual, eram "impressas", diretamente nas peças, por meio de carimbos.
Público e Crítica
Estratégia, Marca e Comunicação alinhados para criar uma relação positiva e próxima com o público, e, como bônus, diversos prêmios de design conquistados e presença na Bienal Brasileira de Design ao lado de grandes marcas como Natura, Globo e Havaianas.
Um projeto que se destaca de várias formas, começando pelo bem humorado trocadilho sonoro e visual no nome que, como o próprio chocolate, transborda prazer. O uso de ilustrações manuais e caligrafia, ambos em preto e branco, conferem originalidade, especialmente em uma categoria de produtos com códigos muito bem definidos semelhantes, refletindo a qualidade de um produto caseiro e refinado.
Menção Honrosa na Bienal Brasileira
de Design Gráfico ADG
Menção Honrosa na Bienal Brasileira de Design Gráfico ADG