NOSSA JORNADA DE SUSTENTABILIDADE
NOSSA JORNADA DE SUSTENTABILIDADE
A ADCOS foi fundada pouco depois da realização da conferência Rio 92, da ONU, quando o conceito de sustentabilidade ainda era recente e não havia entrado na agenda das empresas.
Mas a ADCOS já trazia em seus princípios a preocupação com diversos aspectos
de uma atuação sustentável, como a eficácia e a segurança dos produtos, além da defesa de causas como a prevenção do câncer de pele e a determinação de nunca realizar testes em animais. Ao longo dos anos, com a evolução de suas operações industriais e comerciais, passou a incorporar iniciativas e políticas para endereçar os diversos aspectos de seus impactos: da adoção de ingredientes cada vez mais
biocompatíveis ao controle cada vez maior do consumo de energia e de água em sua unidade fabril.
Com dados levantados em 2021, também produziu seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, com base no GHG Protocol. Em agosto de 2022, criou a área de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) visando coordenar e estruturar as ações de sustentabilidade envolvendo diferentes áreas da empresa. Este primeiro relatório de sustentabilidade tem como um de seus objetivos começar a reportar o caminho da ADCOS no que se refere a ações, objetivos e indicadores ESG.
Entre as principais iniciativas da empresa, nesse campo, se destacam:
MEIO AMBIENTE
A legislação brasileira determina que as empresas façam a compensação de 22% dos resíduos sólidos de suas embalagens pós-consumo, mas a ADCOS vai além dessa determinação e faz a compensação da totalidade das embalagens, através de uma parceria com a empresa eureciclo.
Além disso, em fevereiro de 2022 a ADCOS disponibilizou em suas lojas a coleta de embalagens já utilizadas, e por meio do programa ADCOS Recicla, garante que as mesmas retornem para o mercado por meio da reciclagem.
Em 2022, o aperfeiçoamento de embalagens da ADCOS para redução de impacto ambiental fez com que o volume de resíduos produzidos e descartados fosse diminuído. Atualmente, 93,9 % das embalagens de nossos produtos são recicláveis, recicladas, produzidas com plástico de origem vegetal, biodegradáveis ou compostáveis.
A equipe de Desenvolvimento de Embalagens permanece atenta às inovações de mercado e desenvolvendo projetos de aperfeiçoamento com foco na melhoria do perfil de sustentabilidade das nossas embalagens. Diversas iniciativas também foram adotadas ao longo de 2022, como a utilização de cartuchos (caixas dos produtos) de material reciclado, a disponibilização de refil para alguns produtos e a crescente utilização de plástico produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar.
A ADCOS investiu na transformação de sua matriz energética rumo à energia renovável, instalando 500 placas fotovoltaicas em sua fábrica e na área administrativa de Serra (ES), na primeira fase de seu projeto de modernização.
Em uma segunda fase, com a construção de um novo galpão, serão instaladas outras 400 placas. Isso permitirá que toda a unidade trabalhe com energia solar, e irá gerar um excedente que será reinjetado na rede da distribuidora.
O primeiro inventário de emissão de gases de efeito estufa da ADCOS foi produzido tomando por base as emissões de 2021. Em 2022 foi realizada uma nova edição, incorporando mensurações de itens que não haviam sido anteriormente realizadas, para fornecer um retrato ainda mais preciso de todos os componentes da pegada de carbono das operações da organização.
A emissão pela qual a empresa é diretamente responsável – o chamado Escopo 1 – representa 44% do total, sendo que a maior parcela desse item vem do consumo de combustível da frota dos representantes comerciais. A parte mais significativa do volume de GHG (sigla em inglês para os gases de efeito estufa) é a de emissões pelas quais a ADCOS é indiretamente responsável, o chamado Escopo 3, que responde por 53%. No caso, trata-se das emissões geradas durante os processos de transporte – tanto de matérias-primas e de produtos como dos próprios colaboradores, nos trajetos de ida e volta ao trabalho.
Na comparação entre as duas medições, observando-se somente os itens que foram considerados ambas as vezes, pode ser constatado que entre 2021 e 2022 houve um aumento na quantidade de viagens de negócios e um aumento das emissões fugitivas por recargas de ar-condicionado e extintores – dois impactos atribuíveis ao fim do isolamento causado pela Pandemia da Covid-19. Houve também uma redução de 40% das emissões ligadas ao consumo de energia elétrica, devido à implementação de placas de energia solar.
PESSOAS
Cuidar das Pessoas é um compromisso da ADCOS que se aplica tanto aos clientes quanto a seus colaboradores e às comunidades onde está presente. A empresa dedica especial atenção ao bem-estar de seu time, o que inclui desde a ética e conduta no trabalho até o clima organizacional, passando pelo treinamento e desenvolvimento do potencial de cada um. Em 2022 a empresa elaborou e divulgou um Regulamento Interno de boas práticas de gestão de pessoal. Também deu início à preparação de uma pesquisa de clima organizacional, com base nos critérios do Great Place to Work (GPTW), aplicada efetivamente em março de 2023, que resultou na certificação concedida à ADCOS como uma das melhores empresas para se trabalhar, com 78% de satisfação.
Ainda no ano de 2022, foi implementado na empresa um Comitê de Diversidade, que se dedica a avaliar a caminhada da ADCOS nesse campo e propor iniciativas em termos de inclusão, segurança psicológica da equipe e liderança inclusiva. Iniciando os trabalhos, a consultoria Diversitera fez um levantamento do perfil de diversidade da empresa, com identificação de necessidades e recomendações de próximos passos. Também foi produzida e divulgada no início do ano de 2023 entre os colaboradores, uma Cartilha de Diversidade e Inclusão, que descreveu os principais conceitos relacionados ao tema.
Pesquisa da consultoria Diversitera traçou o perfil da inclusão na ADCOS.
43% pessoas negras
para 56% na população segundo PNAD IBGE
76% mulheres
para 51% na população segundo PNAD IBGE
8% LGBTQIAP+
para 8% na base de clientes da consultoria Diversitera
28% pessoas +40 anos
para 56% da população economicamente ativa PNAD IBGE
A ADCOS investe no potencial de seus colaboradores e na eficiência de seus processos, para que seu ambiente de trabalho se torne cada vez mais eficiente e acolhedor, e que consequentemente sua equipe possa atingir todo o seu potencial, em benefício de nossos clientes e do planeta.
6 Sigma
9 colaboradores formados
8 colaboradores certificados
Em 2022, 20 colaboradores em treinamentos
em duas turmas para conclusão no ano de 2023.
Saúde e Segurança do Trabalho
316 colaboradores
114 horas de treinamento
Ginástica laboral para todos os 190 colaboradores da indústria em Serra - ES
+ de 3000 participantes anuais
de treinamentos específicos para o canal Farma
475 treinamentos mensais
para as campanhas do varejo
Para incentivar o intraempreendedorismo e a cultura de inovação, foi criado o programa ADCOS Inova, destinado a reconhecer contribuições dos colaboradores para a melhoria dos processos e resultados da empresa. O programa recebe sugestões de projetos que trazem resultados operacionais, técnicos, qualitativos e/ou quantitativos. Em 2022 foram 8 finalistas e 3 vencedores: um projeto para substituição do material utilizado para acomodação dos produtos para transporte; outro para redução dos níveis de estoque; e um terceiro para a padronização da integração de novos colaboradores.
O projeto vencedor ocasionou a substituição do uso de 6.000kg de isopor, nas caixas de expedição, por almofadas de ar de sacos biodegradáveis.
A mais importante métrica do sucesso, para a ADCOS, é a satisfação do cliente. Por isso a empresa investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento de produtos, controle de qualidade e treinamento das equipes de vendas, para garantir que toda a experiência com a marca seja sempre a melhor possível.
NPS 81
Índice de satisfação do consumidor medido pelo Net Promoter Score, resultado que corresponde ao nível máximo: Excelente
3.133 lotes de matérias primas
analisadas pelo controle de qualidade
103 fornecedores
de matéria prima homologados
51 fornecedores
de material de embalagens homologados
Para criar dermocosméticos que sejam eficientes e atendam às necessidades da pele brasileira, o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da ADCOS trabalha intensamente no estudo das formulações que fornecem os melhores resultados, com maior segurança. Nesse processo, além de criar dezenas de novos produtos, por meio das áreas de Pesquisa & Desenvolvimento e de Comunicação Científica, a empresa já contribuiu com a sociedade e enriqueceu o conhecimento do setor elaborando vários estudos científicos.
Além disso, para melhorar a saudabilidade e reduzir o impacto ambiental dos produtos, a ADCOS faz regularmente revisão de composições para adotar ingredientes mais modernos, que tem menos impacto no meio ambiente ou que oferecem mais proteção à saúde dos usuários.
18 estudos científicos elaborados
11 já apresentados em congressos internacionais de dermatologia
pelo time de Comunicação Científica, área responsável pela elaboração de estudos científicos.
5 estudos aprovados para apresentação no Congresso Mundial de Dermatologia 2023
que acontece de 4 em 4 anos e reúne os maiores especialistas globais do setor.
193 testes de segurança, estabilidade e eficácia de produtos
182 realizados por institutos de pesquisa externos.
15 realizados pelo Centro de Avaliação de Produtos da ADCOS.
+ de 100 reformulações
de produtos em 2022 para substituir ingredientes por outros mais modernos, saudáveis e de menor impacto ambiental.
ADCOS tem o combate ao câncer de pele como uma de suas bandeiras, e por isso mesmo oferece a maior linha de produtos de fotoproteção no Brasil. Mas também considera importante atuar junto à comunidade com educação e assistência à saúde. Por isso, desde 2020 apoia o Programa de Assistência Dermatológica e Cirúrgica ao Câncer de Pele da Universidade Federal do Espírito Santo (PAD-UFES), viabilizando as viagens e a hospedagem dos profissionais de saúde pelo interior do estado para realização de exames, tratamentos e cirurgias. Em dezembro de 2022, 10% da renda obtida com as vendas do Stick 80 foram doadas ao projeto PAD-UFES.
Há dois anos a ADCOS apoia também o Instituto Ítalo Ferreira, criado pelo surfista campeão mundial e olímpico na cidade de Baía Formosa (RN), para fomentar a educação, a prática de esporte e a consciência ambiental entre crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
Para divulgar cuidados preventivos, no país onde os casos de câncer de pele correspondem a cerca de 30% de todos os tumores malignos no território nacional, a ADCOS patrocina atletas que representam e divulgam a necessidade da fotoproteção em esportes ao ar livre – o surfista Ítalo Ferreira, a bicampeã mundial de vôlei de praia, Duda Lisboa, o bicampeão brasileiro de kitesurf Reno Romeu, e Vini Font, tetracampeão mundial de tênis de praia.
O projeto ADCOS Recicla, em 2023, realizou a captação reversa de embalagens vazias nas lojas da empresa, e os materiais recebidos juntamente com os recicláveis da indústria foram doados ao projeto Mão Estendida, localizada na região do entorno da indústria da ADCOS no município de em Serra (ES), que comercializou os materiais recebidos para reciclagem e utilizou o valor arrecadado para oferecer cestas básicas a famílias carentes.
3.513kg de papelão
1.069kg de plástico
do projeto ADCOS Recicla doadas ao projeto Mão Estendida.
166 famílias
de Serra (ES) auxiliadas com cestas básicas bancadas pela venda dos resíduos.
GOVERNANÇA E GESTÃO
ADCOS é uma empresa privada, nacional, de capital familiar. Em 2023 estruturou um Conselho Administrativo com a presença de um conselheiro independente externo, que realiza reuniões trimestrais. Abaixo dele há um board de gestão, composto pelos diretores responsáveis pela administração das 6 principais áreas. Em 2022 realizou sua primeira auditoria externa, que será realizada anualmente, por iniciativa própria – uma vez que, por não ter capital aberto, não tem necessidade de realizar esse procedimento.
Ao longo de seu crescimento a ADCOS foi gradualmente incorporando as melhores práticas de gestão das grandes empresas do setor, trazendo assim um nível de profissionalismo e inovação raros na indústria brasileira do setor de cuidados pessoais.
Ao longo de 30 anos de existência, a ADCOS cresceu organicamente de uma pequena farmácia e laboratório de cosméticos de manipulação em Vitória (ES) até uma operação que inclui indústria de dermocosméticos com mais de 200 produtos e uma operação comercial com 143 lojas físicas, entre próprias e franquias, além de 1.300 pontos de venda em farmácias de todo o Brasil. Sua estratégia de vendas multicanal inclui também o digital, com vendas através de e-commerce próprio e dos principais marketplaces.
A sustentabilidade econômica é um dos principais focos da empresa, que tem administração financeira responsável e opera com geração de caixa suficiente para cobrir todos os investimentos planejados. Com a expansão no número de pontos de venda, registrou um crescimento anual de 25% nos últimos dois anos.
Em 2022 a empresa implementou um projeto para evoluir na maturidade em relação à segurança cibernética e à proteção de dados, vista a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o aumento dos riscos digitais nos últimos anos. Foi alocado um Data Protection Officer e implementada uma Política de Segurança da Informação. Também foram realizados workshops com os colaboradores e os franqueados sobre o assunto.
Em 2022 a ADCOS elaborou um Código de Ética e Conduta, divulgado entre todos os seus colaboradores. Em seguida iniciou um programa de divulgação do código para a adesão de seus mais de 100 fornecedores.
Também implementou o Canal de Ética, que pode ser acessado de forma anônima e segura por qualquer colaborador, para a realização de denúncias de assédio moral ou sexual, fraude, racismo, bullying, discriminação e quaisquer tipo de comportamentos inadequados.
97% dos casos resolvidos
entre os relatados ao Canal de Ética em 2022.
3% seguem em análise
Clique para baixar o Relatório de Sustentabilidade Adcos 2022.
Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência no site.