A ADCOS foi fundada pouco depois da realização da conferência Rio 92, da ONU, quando o conceito de sustentabilidade ainda era recente e não havia entrado na agenda das empresas. 

 

Mas a ADCOS já trazia em seus princípios a preocupação com diversos aspectos

de uma atuação sustentável, como a eficácia e a segurança dos produtos, além da defesa de causas como a prevenção do câncer de pele e a determinação de nunca realizar testes em animais. Ao longo dos anos, com a evolução de suas operações industriais e comerciais, passou a incorporar iniciativas e políticas para endereçar os diversos aspectos de seus impactos: da adoção de ingredientes cada vez mais

biocompatíveis ao controle cada vez maior do consumo de energia e de água em sua unidade fabril.

 

Com dados levantados em 2021, também produziu seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, com base no GHG Protocol. Em agosto de 2022, criou a área de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) visando coordenar e estruturar as ações de sustentabilidade envolvendo diferentes áreas da empresa. Este primeiro relatório de sustentabilidade tem como um de seus objetivos começar a reportar o caminho da ADCOS no que se refere a ações, objetivos e indicadores ESG.

 

Entre as principais iniciativas da empresa, nesse campo, se destacam:

MEIO AMBIENTE

Logística Reversa
Embalagens Sustentáveis
Energia Renovável
Emissões
Gases do Efeito Estufa

PESSOAS

Cuidar das Pessoas é um compromisso da ADCOS que se aplica tanto aos clientes quanto a seus colaboradores e às comunidades onde está presente. A empresa dedica especial atenção ao bem-estar de seu time, o que inclui desde a ética e conduta no trabalho até o clima organizacional, passando pelo treinamento e desenvolvimento do potencial de cada um. Em 2022 a empresa elaborou e divulgou um Regulamento Interno de boas práticas de gestão de pessoal. Também deu início à preparação de uma pesquisa de clima organizacional, com base nos critérios do Great Place to Work (GPTW), aplicada efetivamente em março de 2023, que resultou na certificação concedida à ADCOS como uma das melhores empresas para se trabalhar, com 78% de satisfação.

Ainda no ano de 2022, foi implementado na empresa um Comitê de Diversidade, que se dedica a avaliar a caminhada da ADCOS nesse campo e propor iniciativas em termos de inclusão, segurança psicológica da equipe e liderança inclusiva. Iniciando os trabalhos, a consultoria Diversitera fez um levantamento do perfil de diversidade da empresa, com identificação de necessidades e recomendações de próximos passos. Também foi produzida e divulgada no início do ano de 2023 entre os colaboradores, uma Cartilha de Diversidade e Inclusão, que descreveu os principais conceitos relacionados ao tema.

Índice de Diversidade
Treinamento e Desenvolvimento
Incentivo à Inovação
Satisfação do Cliente
Pesquisa e Ciência
Comunidade

GOVERNANÇA E GESTÃO

ADCOS é uma empresa privada, nacional, de capital familiar. Em 2023 estruturou um Conselho Administrativo com a presença de um conselheiro independente externo, que realiza reuniões trimestrais. Abaixo dele há um board de gestão, composto pelos diretores responsáveis pela administração das 6 principais áreas. Em 2022 realizou sua primeira auditoria externa, que será realizada anualmente, por iniciativa própria – uma vez que, por não ter capital aberto, não tem necessidade de realizar esse procedimento.

Ao longo de seu crescimento a ADCOS foi gradualmente incorporando as melhores práticas de gestão das grandes empresas do setor, trazendo assim um nível de profissionalismo e inovação raros na indústria brasileira do setor de cuidados pessoais. 

 

Ao longo de 30 anos de existência, a ADCOS cresceu organicamente de uma pequena farmácia e laboratório de cosméticos de manipulação em Vitória (ES) até uma operação que inclui indústria de dermocosméticos com mais de 200 produtos e uma operação comercial com 143 lojas físicas, entre próprias e franquias, além de 1.300 pontos de venda em farmácias de todo o Brasil. Sua estratégia de vendas multicanal inclui também o digital, com vendas através de e-commerce próprio e dos principais marketplaces. 

 

A sustentabilidade econômica é um dos principais focos da empresa, que tem administração financeira responsável e opera com geração de caixa suficiente para cobrir todos os investimentos planejados. Com a expansão no número de pontos de venda, registrou um crescimento anual de 25% nos últimos dois anos. 

Proteção de Dados
Código de Ética